Manaus, a linda capital do estado do Amazonas, oferece um cenário culinário muito rico e diversificado, com influências da culinária indígena, portuguesa e africana. É possível ter uma experiência culinária completa no Amazonas, mesmo com um orçamento apertado.
Neste artigo buscamos trazer uma variedade de opções, tanto mais acessíveis, para quem está viajando com o orçamento apertado, quanto restaurantes de alta gastronomia amazônica.
Portanto, fica o disclaimer: Valores podem variar!
Se você estiver de passagem, estes 5 restaurantes são parada obrigatória:
1) Café Regional da Priscila
Foto: Instagram da Priscila
Já deve ter escutado por aí que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Bem, quando se trata de comida regional, com certeza você deve começar pelo café da manhã manauara. É uma refeição flexível, onde você pode entrar em contato de cara com vários alimentos da região, como provar nosso famoso tucumã, a pupunha, tapioca, e até mesmo um açaízinho puro com tapioca. Por isso, a primeira opção da lista trata-se de um Café Regional.
Como diz no nome, o local oferece uma variedade incrível de opções regionais, muito bem servidas, há quem diga que são as melhores tapiocas da cidade. E o melhor, o Café da Priscila possui 5 unidades, sendo uma delas localizada na BR-174 e outra em Iranduba.
Independente do tamanho do seu passeio, não deixe de provar o café regional amazônico!
Faixa de preço: R$5 a R$60
Não deixe de provar: X-caboquinho, tapioca com tucumã e queijo, pupunha e suco de taperebá.
Endereço: Km 8, BR-174 Manaus – Iranduba
2) Peixaria Taboa
A culinária amazônica é bem reconhecida por seus peixes de água doce, e se você está em busca de uma experiência culinária completa, este é o lugar certo para provar seu primeiro tambaqui. Isso porque, a Peixaria Taboa é um restaurante com cardápio diversificado e vista direta para o Rio Negro, onde você pode desfrutar de diversos pratos regionais. Se pudesse resumir o restaurante Taboa em apenas uma frase, seria: “comida cabocla caseira, muito bem feita.”
Este é um dos poucos estabelecimentos da cidade que conta com opções vegetarianas regionais no cardápio, como a moqueca de banana pacovã. Além do privilégio de almoçar de frente para o Rio Negro, o espaço do restaurante é charmoso, e o atendimento acolhedor.
Confira o cardápio completo da Peixaria Taboa, direto no Instagram, clicando aqui.
Faixa de preço: 34 a 126 reais
Não deixe de provar: matrinxã recheado com farofa de banana, bolinho amazônico e tambaqui assado.
3) Tacacá da Gisela
Uma visita ao Tacacá da Gisela com certeza será uma experiência “turística” completa, pois além de experimentar este famoso prato, de quebra você ainda visita o Teatro Amazonas. Isso porque o restaurante está localizado bem no coração da cidade de Manaus, no largo São Sebastião. Na verdade, trata-se de um quiosque singelo, revitalizado para simular a estrutura antiga, de quando a cidade ainda ostentava a arquitetura da Paris dos trópicos.
O Tacacá é considerado um prato básico da cozinha amazônica, apreciado pelos habitantes locais por seu sabor único. Feito com tucupi, um molho amarelo feito de raiz de mandioca, junto com jambu, uma erva que tem um efeito entorpecido na boca, e servida em uma tigela de cabaça, com camarão seco.
Veio pra cá? Prove nosso Tacacá!
Nem que seja para descobrir, se você gosta ou não. 😜
Faixa de preço: 5 a 45 reais.
Não deixe de provar: Porção individual de Tacacá
4) Waku Sese
O Waku Sese é a única opção dessa lista capaz de proporcionar uma degustação culinária amazônica completa, do café ao jantar. O espaço do restaurante é aconchegante, descontraído e convidativo, com um interior belamente decorado, conhecido por ter o melhor açaí da cidade. O cardápio conta com uma grande variedade de pratos que incluem todos os ingredientes típicos da região, como: Tacacá, Pato no tucupi, Pirarucu à Casaca, X-caboquinho, entre muitos outros.
Inclusive você pode conferir o cardápio completo direto no site deles, clique aqui para matar sua curiosidade!
Faixa de preço: 10 a 105 reais.
Não deixe de provar: Açaí Premium, Arroz paraense, Tambaqui crispy
5) Restaurante Banzeiro
Fechando a nossa lista de sugestões com chave de ouro, o Restaurante Banzeiro foi eleito o cinco vezes pela Revista Veja como o melhor estabelecimento de culinária regional em Manaus. Além de ser citado pelo New York Times como um lugar para se conhecer em 2023! É um estabelecimento de alta gastronomia comandado pelo Chef Felipe Schaedler, um catarinense que se apaixonou pela riqueza de ingredientes amazônicos e mudou-se para Manaus em 2004.
O cardápio traz releituras inovadoras de grandes clássicos da região, como o Tambaqui com crosta de castanha, pirarucu gratinado, e o lombo de tambaqui premium com mix de tomates.
Faixa de preço: 81 a 190 reais.
Não deixe de provar: Açaí Premium, Arroz paraense, Tambaqui crispy
______________________________
No vídeo abaixo você pode conferir um pouco da nossa conversa com o Chef Felipe Schaedler do Restaurante Banzeiro, e aproveitar pra conhecer um pouco mais da culinária regional amazônica:
Quer ficar por dentro de todos os passeios e experiências maravilhosas que o Amazonas pode te proporcionar?
Acompanhe nossas redes sociais para mais dicas amazônicas!
Instagram